Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

domingo, 15 de julho de 2018

SOBRE A MEMÓRIA


               Existem duas maneiras de se abordar este tema: Uma usando o conhecimento exotérico atual fornecido pela nossa ciência contemporânea e a outra usando o conhecimento esotérico fornecido através de discípulos e iniciados da Eterna Gnose desde os primórdios dos tempos. A nossa ciência atual nos diz que a nossa memória provém de certos lugares específicos localizados dentro do nosso cérebro e que lesões nestas partes poderiam comprometer para sempre a nossa memória. O conhecimento esotérico não nega tudo isto, apenas afirma que o cérebro é apenas um instrumento receptor, ou de captação, da memória guardada na mente – um dos corpos sutis que interpenetra o cérebro e se projeta muito mais além, estando em contato “quase sempre inconscientemente” com todas as outras mentes, por todas elas fazerem parte da Mente Universal, a mente do nosso Logos “Deus”. Os cérebros humanos assim como os computares têm diferentes capacidades de armazenamento, mas quais são as origens destas informações? De onde elas são acessadas e onde elas são guardadas? Para ciência moderna a resposta é na misteriosa “Nuvem”, para o esoterismo Akasha - A memória da Mente Divina - de onde alguns Iniciados tiram toda informação do passado da nossa Terra “Veículo ou Corpo de expressão do nosso Logos Terrestre.” É aí que se escondem os mistérios das vidas passadas da alma reencarnante “Nem um fio de cabelo cai da cabeça do homem sem ser notado por Deus. Todos os atos do homem, grandes ou pequenos, é anotado no Livro da Vida pelos Anjos Registradores (Senhores do Carma). Nada pode ser escondido da Onisciência de Deus. – Bíblia Sagrada.”
                Se o homem é um ser que se reencarna centenas ou milhares de vezes, porque ele não se lembra das suas vidas anteriores? Porque elas são guardadas no Akasha “Mente Divina” não na pequenina e momentaneamente separada mente humana. Um iniciado pode recorrer a esta Memória Universal e retirar daí informações uteis à sua própria evolução ou às evoluções dos seus discípulos, por já terem atingido um nível de desapego e de não-separatividade ainda longe de ser atingido pelo homem egoísta comum. Como as almas geralmente se encarnam em grupo por causa dos carmas terrestres, nacionais, familiares e individuais, dá para imaginar a confusão e o caos na vida do homem comum se soubesse que em uma vida anterior foi assassinado por um irmão, que foi casado e amava perdidamente a atual esposa de um amigo, que a sua mãe foi outrora um amigo muito querido, etc. etc. Sapientíssima é a Mente Divina que esconde momentaneamente os fatos passados, marcando subconscientemente com “tendências” a ainda errática alma humana em processo evolutivo.
                O que é um êxtase? É a entrada da pequena mente humana na infinita Mente Divina. Por um momento mais ou menos longo o invólucro que separa a gota do oceano que a circunda é retirado e a mente assombrada do homem percebe O Inominável. Palavras apenas escondem e frustram vãs tentativas de trazerem compreensão humana... Como colocar o oceano dentro de uma ínfima gota? No entanto tanto a gota como o oceano é composto da mesma Água... Tudo é Um. A ilusória separação “Maya” é fundamentalmente necessária à Divina Experiência na matéria – um dos Divinos Experimentos do Universo. O que busca o verdadeiro Yogue na verdadeira meditação? Nada além do Samadhi “Momentânea ou perene diluição no Todo”.
                E assim evolui o homem passo a passo, sintetizando toda uma vida em “tendências” para a próxima, sob a inexorável mão do Carma, que nunca esquece a menor ação do homem. Ação física, ação emocional – sentimental e ação mental. Cada semente plantada pelo homem inevitavelmente brotará para o bem ou para o mal.
                E tu meu irmão, estás atento aos passos que delineiam o seu futuro? Cada palavra escrita no livro da sua vida atual formará o enredo do seu próximo drama na vida futura, que sempre vem, até teres se tornado uma estrela capaz de habitar o céu onde brilha a luz dos Vencedores. E lembre-se sempre que é o seu livre arbítrio que permite as improvisações, as quais hão de enriquecer ou empobrecer sua atuação no teatro de Maya criado para suas atuações e de seus irmãos em peças conjuntas ou em solo.
            Embora possa titubear a pequena e limitada memória humana, nada é esquecido pela Memória Divina e cada mal ou cada bem há de trazer o cálice de fel ou de ambrosia, não no intuito de castigo ou premio, mas como aviso ou incentivo na humana jornada que leva à divindade.
                  Sorria! - O Sorriso iguala as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário