Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

quarta-feira, 11 de julho de 2018

SOBRE O PESSIMISMO E O OTIMISMO


            A função principal da maioria dos artigos que escrevo é divulgar e redivulgar verdades esotéricas imprescindíveis à evolução do homem, sobre a pena dele tornar-se refém de conceitos e experiências materiais apenas, as quais são incapazes de por si só o levarem ao desenvolvimento da espiritualidade, essencial à evolução humana. Relembremos sempre, pois, que tudo no universo é feito de energia. Que a energia segue o pensamento. Que matéria é a forma mais densa de espírito e que espírito é a forma mais sutil de matéria. Que o homem não é responsável apenas pelo que ele faz, mas também porque ele sente e pensa. Que sentimentos, emoções e pensamentos são “coisas”, as quais são compostas de substancias em graus mais sutis, diferentes da substancia sólida da matéria concreta.
                Existem situações na vida do homem, ou na vida da nação, em que todos são intimados a agir. É muito fácil e prazeroso escolher entre o bom e o ótimo, mas sempre é difícil e penoso escolher entre o ruim e o péssimo. É preciso calma, humildade, sabedoria e principalmente aceitação ao enfrentar-se o inevitável, mas escolhendo sempre a forma mais prática e menos custosa, mesmo que ela seja um pouco mais dolorosa. São nos momentos mais difíceis que a joia do discernimento é lapidada. Sem o discernimento o homem é incapaz de sair das rodas e mais rodas da vida “Samsara” e tornar à Casa do Pai. Sem discernimento Hércules “A lutadora alma humana” não consegue a sua divindade e o prêmio maior de pertencer ao Panteão dos Deuses.
                Ah! Meu irmão que teimas sempre em enxergar só a metade vazia, ou só a metade cheia do copo, quando aprenderás que não é a abundancia ou a escassez o mais importante, mas a sede que obriga o caminhar... Não é o começo nem o final da jornada o mais importante, mas sim a vida que desabrocha a cada passo, e é preciso muito cuidado para não tropeçar em pedregulhos, ou pior, pisar em flores em loucas pressas sem sentido, pois tudo acontece no caminho não no sossego da chegada.
                Tu meu irmão que tens olhos mais pra noite que pro dia; que enxerga assombração em cada vulto; que pinta de preto toda paisagem; saiba do tremendo mal que causas a natureza sedenta de cores. Teu pensar e teu sentir mesmo que não ajas por opção ou medo, suja não apenas tua mente e teu coração, mas polui toda atmosfera ao teu redor, pois nenhum homem vive só, e uma célula contaminada pode adoecer todo o corpo. Tua fraqueza, queiras ou não, acorda o fraco em mim, assim como a tua força acorda o forte. “Pensa corretamente, sinta corretamente e aja corretamente, para que o resultado seja bom - O Bhudha”. O reto pensar deve vir sempre antes de o reto sentir, para que a reta ação possa ser alcançada.
                E tu meu irmão que tens olhos mais pro dia que pra noite; que espera sempre o belo no vulto ainda não discernido; que procura colorir com cores vivas todo cinza que encontras pelo caminho; teu pensar e teu sentir limpa apenas não só a tua mente e o teu coração, mas embeleza e perfuma toda atmosfera ao teu redor, pois nenhum homem vive só, e uma célula radioativa pode curar todo o corpo. Toda a natureza agradece a tua fé no melhor, que alivia todos os fardos - reais ou imaginários.

                   Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário