Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

sábado, 13 de junho de 2020

SOBRE A ALMA E O EGO

“Esta criatura de Deus, mistura de ego e alma...” Eis como o Mestre Djwhal  Khul – O Tibetano, O Mensageiro da Hierarquia, se refere ao homem, nos seus profundos e maravilhosos escritos espirituais, através da Alice A. Bailey.

O homem não deixa de ser menos ego, para ser mais alma, quando tem menos pensamentos e sentimentos negativos ou ruins - isto é inevitável no seu atual estágio evolutivo - mas sim, quando os repele veementemente com a sua força de vontade, sob o bom senso de uma razão iluminada por uma mente, influenciada pela alma.

O homem sempre é mais ego do que alma no início da sua longa jornada pela Terra. É natural que ele seja mais “egoísta” nas suas primeiras encarnações e vá se tornando cada vez mais “espiritual” nas encarnações seguintes, embora o livre arbítrio possa levar um homem a se afastar do caminho evolutivo. Ele pode chegar ao ponto de se tornar um fracasso (todo fracasso é sempre temporário), usando as muitas experiências adquiridas em milhares de encarnações, apenas para fortalecer cada vez mais os seus corpos egóicos (mental, astral e físico), ao invés do seu corpo causal (o corpo da alma). Temos aí, infelizmente, a terrível possibilidade do surgimento de um demônio: um potente ego rompido com a alma, possuidor de um corpo mental superdesenvolvido, um verdadeiro monstro do mal, pois o mal é simplesmente a ausência do bem (neste caso a ausência da alma). Felizmente, o Divino Amor do Pai não permite a eternização do mal e este irmão desviado, depois de purificado por muito tempo pelas chamas do sofrimento, tornará como um filho pródigo, em aeons ainda muito distantes (provavelmente em outros Orbes).

A espiritualidade é apenas uma questão de porcentagem. Quanto mais alma, mais espiritual o homem é; quanto mais ego, mais egoísta – é óbvio. Assim que um homem, em uma determinada encarnação (uma das mais importantes na sua longa jornada), passa a ter 51% de alma e 49% de ego, a alma passa a comandar a vida e uma grande mudança então acontece: o homem entra no Caminho Probatório. Após muitas ou poucas encarnações no Caminho Probatório (dependendo do mérito de cada um), o homem passa a seguir ao Caminho Iniciático e, novamente dependendo do mérito, avança no caminho evolutivo, passando da 1ª até a 5ª e última Iniciação, quando então ele se torna um Mestre Iluminado, não tendo mais nada a aprender neste relativamente pequenino planetinha. A maioria destes Mestres deixa a Terra para continuar evoluindo em outros Orbes, mas um pequeno número Deles escolhe – em grande sacrifício – continuar na Terra, como Mestres da Compaixão e como Membros da Hierarquia Espiritual da Terra, sob o comando do primeiro ser da humanidade terrestre a se iluminar – O Cristo.

Como mostra o gráfico da página 71 do livro “Luz no Caminhar” do autor destas linhas, toda evolução humana se passa no Plano Físico Cósmico (um dos sete Planos Cósmicos) o qual, como diz o nome, é o mais denso e material. No plano Físico Cósmico, o grau de sutileza da matéria dos sub planos físico, passando pelos sub planos astral, mental, Búdico, Átmico, Monádico, até chegar ao Divino, vai aumentando cada vez mais, tornando-se cada vez mais pura. É a substituição da matéria de um sub plano inferior, para um material mais sutil e mais puro de um sub plano superior, o que provê corpos cada vez melhores e mais aptos à evolução do homem. Por exemplo: um homem mais humilde intelectualmente possui matéria do 6º ou 7º sub plano mental, enquanto outro, mais inteligente, possui material de sub planos mais elevados. Um homem com muitos vícios sensualistas possui matéria dos níveis astrais mais baixos, enquanto um homem com desejos e emoções mais nobres, possui um corpo astral construído com material dos sub planos mais elevados de cada plano. Embora, na manifestação física, todos os homens possuam matérias do 7º, 6º, e 5º sub planos físicos (sólida, líquida e gasosa), eles possuem também diferentes quantidades de matérias de um dos quatro sub planos superiores, os sub planos etéricos (que são assim como gases cada vez mais rarefeitos). Quanto maior for o grau de um Iniciado, maior a quantidade de matéria dos sub planos mais elevados, até chegar a um Mestre, que  (quando encarnado) possui corpos com apenas as matérias mais sutis, do 1º sub plano de cada plano.

É durante a sua encarnação atual, que o homem prepara os futuros corpos da sua próxima encarnação. A qualidade dos alimentos físico, astral ou mental, com os quais nos nutrimos hoje, ditará o grau de pureza e sutilidade dos veículos a serem usados na próxima vida. Tudo é anotado nos nossos átomos permanentes – posse eterna da alma e única lembrança das vidas passadas – para uso da inexorável Lei do Carma.

Responda com sinceridade meu irmão: Quem está no comando da tua vida? Se chegares à conclusão de que, assim como a maioria da humanidade, é o ego que fica mais tempo no comando, faça uma oração sincera ao seu Anjo da Guarda, e abra cada vez mais a mente e o coração para a luz da sua alma. 


Sorria! - O Sorriso iguala as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário