Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

sábado, 20 de junho de 2020

SOBRE O PENSAMENTO

A primeira coisa, a saber, sobre o pensamento é que pensamento é substância. A segunda é que, se a vontade da mente for suficiente, o pensamento se condensará em energia, a qual finalmente se solidificará em matéria. Todos três são substancias em diferentes graus de sutileza. É por isso que os Vedas ensinam que o Universo é Maya (Ilusão criada pela Mente Divina). E o que é o homem senão uma partícula de Deus em busca da sua Divinidade? “EU faço o homem à minha imagem”: Não conteria esta promessa a possibilidade do homem também ser um criador?

Como este artigo destina-se a ser mais um conselho prático do que uma especulação filosófica, sigamos objetivamente.

Um pensamento é uma sequência de ideias enfileiradas no cordão da lógica (em uma mente sã, é claro), que tende a se juntar a outros pensamentos semelhantes, preexistentes na memória de cada um. A memória é como um disco, onde sulcos – os pensamentos – perpetuam a sua presença. É por isso que o homem deve selecionar bem os pensamentos, vindos de fora ou de dentro de si mesmo, rejeitando o mais rapidamente possível os pensamentos negativos, antes que eles possam sulcar o disco da nossa memória, às vezes por dolorosos anos (eis aí o que chamamos “ideia fixa”: um sulco profundo muito difícil de apagar).

 Os primeiros pensamentos ao acordarmos darão o tom, mais nublado ou mais luminoso, ao nosso dia. É importantíssimo, assim que acordamos, selecionar nossos pensamentos; não lutando contra os pensamentos negativos (que se fortalecerão com a energia da nossa atenção), mas substituindo-os imediatamente por pensamentos positivos. Eis aí a grande diferença entre o otimista e o pessimista: o primeiro tem um estoque de pensamentos positivos, enquanto o segundo possui um estoque de pensamentos negativos.

Outra coisa fundamental neste tema é saber que a parte imortal do homem – a alma – tem a sua morada no plano mental abstrato, o primeiro acima do plano mental concreto, onde se encontra a mente egóica. Por isto, o homem tem o poder de dominar os pensamentos, ao invés de por eles ser dominado. Às vezes, isto é mais uma questão de escolha do que uma questão de força. Geralmente, a autocomiseração é uma forma do ego se esconder das suas obrigações, nas lutas da vida.

Antes do Espírito atingir o plano físico para as suas experiências, ele primeiro cria no plano mental o pensamento, depois recolhe a energia no plano astral – o plano do desejo – para finalmente causar a manifestação no plano físico. Eis aí a verdade atrás do axioma ocultista: “A energia segue o pensamento”.

Já passou da hora do homem assumir a responsabilidade por tudo aquilo que ele pensa, por tudo aquilo que ele sente ou deseja, tanto quanto por tudo aquilo que ele faz no plano físico. A inexorável mão do Carma não anota apenas os atos físicos, mas também todas as ações perpetradas nos planos astral e mental pelo homem descuidado. Quanto mais elevado o plano onde age a consciência humana, mais elevado o peso dos erros e acertos, maior a responsabilidade. Muito mais mal já foi causado ao mundo por aquilo que o homem pensou e sentiu, do que por tudo aquilo que ele fez. Jamais esqueçamos que Gaya, nossa mãe Terra, assim como o homem, possui corpos sutis, veículos que A permitem fazer as Suas grandes experiências neste imenso Universo, do Qual, relativamente, é apenas uma pequeníssima partícula.

“Pensem corretamente; desejem corretamente; para que possam agir corretamente” – O Buda.

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário