Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

quinta-feira, 4 de junho de 2020

PENSAMENTOS SOLTOS 47


“Uma das maiores distorções da avaliação humana está em valorizar o homem mais pelos seus atributos egóicos, do que pelos seus atributos espirituais. Difícil achar um herói hoje em dia, que não seja jogador de futebol (ou qualquer outro esporte de massa), ator ou atriz de cinema ou novela, cantor de corriqueiras e enfadonhas dores e prazeres emocionais ou dançarinos e atletas de corpos esculturais. Infelizmente, hoje em dia não importa ter apenas ossos e sujeiras por dentro, se “o túmulo estiver bem caiado por fora”. Triste época em que o cavalo é mais valorizado do que o cavaleiro... em que a luz é quase completamente obstruída por um grosso manto de matéria.”

“Uma das coisas mais importantes que o homem deve saber na sua busca espiritual é que a etapa atualmente alcançada pela grande maioria da humanidade não permite a correta apreensão de certas abstrações. A maior parte das explicações destas abstrações é somente revelada àqueles que já passaram por certas Iniciações e, mesmo assim, de forma muito cautelosa. É muito real o perigo de certos conhecimentos serem mal usados, levando o homem ao caminho da “Mão Esquerda”. Isto não deve jamais desanimar o verdadeiro buscador, o qual tem a obrigação de buscar e apreender tudo aquilo que lhe é possível no grau evolutivo em que se encontra no momento.”

“Todo homem deve buscar sempre o máximo que permite o degrau em que se encontra na escada evolutiva. Mas, sem discernimento e humildade ele arrisca-se a perder-se nas brumas do orgulho e da insensatez.”

“O que mais me surpreende na humanidade atual não é a sua grande capacidade para o mal. O que mais me surpreende e entristece é o fato de homens de bem, até mesmo os mais sensatos e inteligentes, acharem que o bom e o belo podem sair de discursos e ações de ódio. Nem mesmo orações ou vãs esperanças de ingênuos corações, podem fazer com que o leão que ruge e come carne, cante como um sabiá e torne-se vegetariano como uma gazela.”

“Paremos de tentar mudar o nosso irmão! Paremos de tentar corrigi-lo à nossa maneira! Cada ser humano  encontra-se em seu próprio grau evolutivo e tem os seus momentos de pálpebras abertas para o novo. Coloquemos sobre a mesa o alimento que temos a oferecer e deixemos a cada um o momento certo para se alimentar... ou não.”

“As pessoas se preocupam demais com mesquinharias, comparando-se com os outros e procurando obter vantagens, que lhes proporcionem a admiração do mundo externo. O único julgamento verdadeiramente importante é o julgamento que vem do nosso mundo interior. Todos os verdadeiros Mestres ou Gurus se preocupam apenas com a alma interior, não com o ego externo.”

“Existem duas maneiras de se ficar sozinho: Uma é correta e evolutiva e a outra é errada e maléfica. A primeira é quando se fica sozinho Consigo mesmo, aprendendo do mundo interior. A segunda é quando se fica solitário, em meio à solidão.”

 “Não existe pronta uma escada que leva da obscuridade à luz. Ao homem cabe forjar cada degrau deste longo caminho vertical, usando o cimento feito do pó das pedras quebradas com os próprios pés, umidificado por muitas lágrimas de dor e enrijecido pela persistência de uma vontade inabalável de um filho da Luz, determinado a regressar à Casa do Pai.”

 “Não é injusta a possibilidade do luxo. Muitos adquirem, a duras penas, este direito. Mas é discutível o fato de ser moralmente correto ou não a pessoa usufrui-lo, desperdiçando e ficando indiferente ao tremendo sofrimento dos irmãos, que agonizam ao seu lado pela falta de recursos essenciais para a sobrevivência física, da alegria que lhes garanta a sobrevivência emocional ou da cultura e conhecimento que lhes proporcionem a sobrevivência mental. Ninguém tem o direito de julgar ao outro neste quesito, pois cada um possui a sua própria noção do certo e do errado; mas temos sim, todos nós, a obrigação de julgarmos a nós mesmos, de acordo com parâmetros em que vivemos.“

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário