Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

domingo, 17 de novembro de 2019

PENSAMENTOS SOLTOS 34



 “Eis uma verdade difícil de aceitar pela ciência moderna, inconsciente da sua grande limitação, por conhecer apenas as leis da matéria, ou leis da natureza como preferem muitos. Um axioma ocultista nos diz que o maior sempre abarca o menor e o transcende. Assim, as leis da alma sobrepujam as leis da natureza que, por sua vez, são sobrepujadas pelas leis do Espírito (A Mônada). Muitos iniciados de menor grau, com real contato com a sua alma, são capazes de fazer alguns “milagres” menores, usando as energias da alma. Mais raros, iniciados de graus superiores como O Cristo e outros Mestres da Sabedoria, são capazes de “milagres” muito maiores. Um milagre é apenas energia de planos superiores atuando em níveis inferiores. Até mesmo o homem pode desrespeitar certas leis da natureza, como por exemplo o faz com a lei da gravidade, ao cruzar os céus com seus aviões. É preciso manter a mente sempre aberta e fluida, sob o risco de a cristalizarmos com conceitos puramente materialistas.”  

“Coitado do homem que busca o reconhecimento dos outros mais do que o reconhecimento da sua própria alma. Sua casa estará sempre aberta às intempéries de modas e humores e a alegria será sempre uma mercadoria comprada. A verdadeira alegria e, mais, a paz, não têm preço, e só são conseguidas de uma forma: doadas, pela graça da própria alma.”

“O homem precisa parar de considerar a alma como uma bela e provável possibilidade espiritual, e passar a buscá-la como a um amigo distante no espaço e no tempo, que sabemos ser real, embora já tenhamos esquecido a beleza da sua face e o calor da sua presença.”

“Vamos lá, deixe de preguiça, exercite-se! Faça do seu corpo um veículo confortável e útil aos movimentos da sua alma, não uma carroça velha e pesada a ser por ela puxada como um cavalo exausto; ou coisa ainda pior: um ataúde escuro e frio, onde ela é obrigada a aguardar, angustiada e triste, a libertação de tão vil prisão.”

“Até à sua aposentadoria, o homem deveria receber para trabalhar; após a aposentadoria, sem as preocupações econômicas e financeiras, o homem deveria trabalhar de graça ou até mesmo pagar para trabalhar (se a vida o presenteou com muito mais do que ele precisa para viver). O que realmente significa isto? Simplesmente que, após muitos anos de serviço à matéria, quando o homem se encontra no auge da maturidade e da sabedoria, e assim com maiores possibilidades de melhor servir a alma, ele deveria mudar radicalmente o foco da sua vida, para o serviço ao Espírito. Evoluir através do serviço – eis aí a tarefa de todo homem.”

“Paciência meu irmão paciência! O cabelo não cresce mais rápido se o puxarmos; e ainda corremos o risco de ficar carecas mais cedo.”

“Muitos humildes livrinhos escritos em papel de pão pela alma valem mais do que enciclopédias escritas por arrogantes egos em papel de seda.”

“O ego é muito vaidoso e limitado, ele apenas sabe gostar daqueles que dele gostam. Aqueles que dele não gostam são sempre defeituosos e não há virtude que sobreponha ao pecado dele não gostar. Por isso, o elogio é tão importante para o ego. Já a alma, ao contrário, sente um certo desconforto com o elogio, pois aprendeu a esquecer-se de si mesma e realiza-se sempre no outro. Só no outro - o espelho de si mesma - ela consegue se enxergar; e não gostar do outro é não gostar de si mesma. Por isso a alma gosta até daqueles que dela não gostam, porque sabe que quem dela diz não gostar é apenas o ego - nunca a alma - do outro. A alma não sabe desgostar... só amar.”


Sorria! - O Sorriso iguala as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário