Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

domingo, 10 de novembro de 2019

DESPREOCUPA-TE DE TI MESMO



Despreocupa-te de ti mesmo! Só assim o Universo pode passar a preocupar-Se de ti.

O que foi dito acima, só acontece porque o Universo não reconhece o ego, apenas a alma que o habita. O ego é veículo passageiro, pó que ao pó deve voltar; já a alma é imortal, espírito que ao Espírito deve voltar.

É uma coisa muito triste - para aqueles que têm uma compreensão mais realista da vida - quando se escuta um homem dizer que, ao aposentar-se, cumpriu o seu dever na vida e que agora é a hora de descansar e usufruir o tempo que lhe resta. Nem mesmo tem a gratidão de agradecer pelos presentes e oportunidades que lhe foram dadas, que lhes permitiram chegar tão bem a esta derradeira etapa, sem os problemas financeiros e de saúde da maioria da humanidade. Arrogantemente ele arvora-se de que mereceu isto; que tudo é uma conquista do “suor do seu trabalho”... Como se o mais profuso e dolorido suor do trabalho dos mais humildes operários, muitas vezes sob um céu escaldante, valesse menos para Deus do que as poucas gotas de um suor, amenizado por salas climatizadas.

Escutem-me todos vós que orgulhosa e arrogantemente exigem respeito e ouro pelos cargos mais elevados e prestigiados (pelos homens é claro, pois para Deus cada um é valorizado de acordo ao cumprimento da tarefa que lhe foi dada, grandiosa ou humilde, antes mesmo de nascer) que ocuparam na vida, geralmente supervalorizados e bem melhor remunerados  (geralmente em prejuízo dos pequeninos que lutam em meio à pobreza, com miseráveis salários subvalorizados), alegando que foram arduamente conquistados. Será? Não teria Carma um papel proeminente nas conquistas do homem, talvez maior até do que o esforço pessoal? E, mesmo que a alegação seja verdadeira, responda-me: Quem o municiou com uma inteligência maior, com uma família mais afortunada, ou com ambientes mais propícios? Ingratidão – eis a pedra de moinho presa ao pescoço do homem.

Entende agora porque é preciso despreocupar-te de ti mesmo para que o Universo contigo Se preocupe? No homem dual – ego e alma – é o ego que é separatista, toda alma sabe-se una com todas as outras almas irmãs e, meu irmão, o Universo é Uno! Quem ama a si mesmo mais do que a outro é ego, ou melhor, um homem que vive como ego. Quem ama a outro mais do que a si mesmo é alma, ou melhor, um homem que vive como alma. E por que isto? Porque a alma vive esquecida de si mesma, perdida no êxtase do Todo e só pode se reconhecer no outro – o espelho de si mesma.

Foi perguntado a um casal: Qual a causa de tanta harmonia e beleza no vosso relacionamento? As respostas foram simples e diretas: “Eu me preocupo mais com ela do que comigo” e “Eu me preocupo mais com ele do que comigo”. Eles viviam como almas. O amor a si mesmo é um buraco negro e abissal, onde a luz é engolida. O amor ao outro é luz multiplicada entre espelhos.


Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário