Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

domingo, 23 de fevereiro de 2020

SOBRE A RELATIVIDADE DO TEMPO



Eis uma experiência pessoal sobre esta verdade dificílima de ser aceita pela mente comum: A relatividade do tempo.” Estávamos eu, minha esposa e meu irmão, juntamente com esposa, filha e genro, em uma prazerosa confraternização na sala de estar da minha casinha em Varginha, quando minha cunhada pediu-me para buscar uma mala no quarto de visitas, pois estava chegando a hora deles voltarem para casa em Belo Horizonte. Imediatamente dirigi-me para o andar superior, peguei a mala e desci em retorno para a sala de visita. Ao chegar ao começo da escada de sete degraus (entre dois e três metros de comprimento), que separava os dois andares, eu tropecei... e aí tudo aconteceu. Ao sentir que ia voar sobre a escada, a minha mente entrou e câmera lenta (fato que me permite narrar com detalhes o que aconteceu em poucos segundos) e eu, conscientemente, além de tomar certas providências em décimos de segundo, pude observar com detalhes as reações das pessoas em um drama que, felizmente, se tornou uma comédia: Ao sentir que o meu pé esquerdo já estava no ar, enviei um impulso para a minha perna direita, para lançar o meu corpo para frente com todas as suas forças. Sabendo que precisava da mão direita para dar impulso sobre o corrimão, liberei-a, lançando a mala à frente, com toda força, para vencer os dois ou três metros até o fim da escada (até hoje o último degrau – para não me deixar mentir -  guarda as marcas do acontecido). Girei meu corpo para o lado direito, para que a minha mão esquerda pudesse empurrar o corrimão - que ficava do lado direito - e assim aumentar a minha impulsão. Lancei a perna esquerda para o final da escada (que pareceu-me inalcançável), abrindo as pernas de um modo extraordinário para um senhor de sessenta e dois anos. Alcancei o piso do primeiro andar, inteiro, embora um pouco desequilibrado, tendo a sorte de encontrar os braços da minha cunhada, o que ajudou-me a manter-me de pé, para receber com dignidade os “OHHHHHHS” com as bocas bem abertas e olhos estatelados da plateia, que aflita assistia o provável desastre que se aproximava, mas que no final tornou-se uma grande proeza. O sorriso de satisfação de acrobata após um salto duplamente mortal, acompanhou-me por alguns bons momentos.”

O mais interessante é que, enquanto preocupava-me em sobreviver, eu notei em detalhes as expressões de horror no rosto da minha cunhada ao final da escada, e das presenças do meu irmão e do seu genro sentados no sofá a uns seis metros de distancia. Lembro-me do grito apavorado da minha cunhada (que me assustou mais do que o voo); lembro-me da boca aberta e o olhar de pânico do meu irmão, em contraste com o com os olhos tranquilos e a mastigação constante do seu genro (Come bem este menino!). Lembro-me do girar rápido da cabeça da minha esposa e da minha afilhada ao escutarem o barulho da mala ao cair no chão, aos pés da escada.

Perguntam, incrédulas, as mentes lógicas: Como tanta coisa pode ser conscientizada em um lapso de tempo tão pequeno? O tempo é uma ilusão da mente criada pelos acontecimentos entre dois momentos, assim como é uma outra ilusão o passado, o presente e o futuro. O homem, assim como tudo no Universo, existe na Eternidade, que não é mesmo que uma quantidade infinita de tempo, mas sim O Eterno Agora – outro nome para Deus. O tempo não existe além das três dimensões em que habitualmente está a consciência do homem. Quando ela se encontra na quarta dimensão – o plano astral – geralmente em sonhos, toda uma vida pode acontecer em alguns minutos. Quem na sua vida, devido aos cansaços dos labores da necessidade (ou do excesso), não cochilou por alguns minutos e viveu grandes aventuras, que pareciam durar longos períodos de tempo?

Em verdade, não é a quantidade de tempo que determina o sucesso na vida do homem. É o momento, curto ou longo, vivido com cuidado e intensidade em respeito ao Eterno Agora, que determinará o sucesso de uma Vida.


Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário