Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

sábado, 4 de janeiro de 2020

SOBRE OS PRECONCEITOS



A grande maioria das pessoas acha que a evolução humana depende apenas das aquisições que ela faz no decorrer da vida. Ledo engano. A evolução do homem depende tanto das aquisições de qualidades e virtudes para o crescimento da sua alma, quanto das desconstruções de vícios e preconceitos adquiridos durante as muitas jornadas que é obrigado a percorrer a cada novo nascimento. Infelizmente existem muitos homens virtuosos, que sujam o seu caráter com preconceitos raciais, homofóbicos, de gênero e até mesmo do atualíssimo preconceito político, que tanto ódio tem difundido pelo mundo.

Muitas vezes é preciso retirar capas e mais capas de preconceitos adquiridos, não só nesta vida, mas também em vidas passadas, para que a luz do Deus interior possa brilhar e iluminar um pouquinho este mundo tão escuro pelas maldades humanas. O diamante só pode existir após a retirada das impurezas que cobrem o seu brilho. Quanta escuridão no mundo pela falta da luz do Teu Espírito, encoberta em nós, meu Deus!

Existem pessoas que são tão cegas em seus preconceitos, que além de não enxergarem o mal que fazem ao outro, não vêm nem mesmo o desconforto que causam àqueles obrigados a escutar perversos comentários, piadinhas de tremendo mau gosto, etc., etc. Será que elas tolerariam esta atitude de outrem se ela fosse dirigida a uma pessoa amada, como um irmão ou um amigo? Será que no grupo de pessoas reunidas em festas e confraternizações não poderia existir pessoas que se sentiriam tão ofendidas como ele, por considerarem um irmão, qualquer indivíduo da raça humana, independente de cor, gênero ou preferência sexual?

Há tempos atrás, numa confraternização entre antigos colegas do ensino primário do saudoso Grupo Escolar Presidente Antônio Carlos, eu recebi a notícia de que o Marcinho, um popular colega (pelo mais nefasto motivo, infelizmente), tinha se suicidado ainda na adolescência. Fui obrigado a pedir uma licença urgente e, já com lágrimas nos olhos, procurar um canto bem afastado de todos. Chorei copiosamente durante alguns instantes, não sei bem se por pena do Marcinho, de mim mesmo ou de todo um bando de crianças mal influenciadas por adultos doentes, que selvagemente o perseguia, com “passadas de mão” no seu minúsculo traseiro e bordões ensinados em horrendos programas de “humor adulto” da época (que o purgatório os retenha por algum tempo, Costinha, Ari Toledo e outros afins, até que as suas piadinhas infames sejam apagadas da memória do povo brasileiro), durante os quatro anos do ensino primário.  Aquela sensível criança - uma alma feminina em um corpinho masculino - sofreu calada, com um leve e triste sorrisinho nos lábios (que jamais consegui esquecer por parecer-se demais com o sorriso de um quadro da Madona que possuíamos na nossa sala de estar) o seu martírio, neste mundo governado por um Deus ainda em evolução (e que só por isso foi por mim perdoado) – (Ver artigo: Sobre a Homo e a Heterossexualidade).

Sei muito bem que não podemos desfazer os nossos erros passados. Aprendi que o arrependimento sincero torna o coração impróprio ao crescimento do remorso. Aprendi, acima de tudo, que uma criança ou um adolescente mal construído torna-se um adulto doente, com a obrigação de desconstruir-se de todo mal que lhe foi imposto na infância ou na adolescência, se quiser um dia tornar-se um homem digno do nome, não um aborto a desmerecer o dom da sua humanidade. Evoluir não é só adquirir, a cada dia, novas qualidades e virtudes, mas também desfazer-se, a cada dia, do lixo que inevitavelmente surge do atrito entre o bem e o mal inerentes ao livre arbítrio.

EVOLUIR É CONSTRUIR-SE E DESCONSTRUIR-SE A CADA DIA NA BUSCA DA SUA DIVINIDADE.


Sorria! - O Sorriso iguala as pessoas.

2 comentários:

  1. Lindo artigo tio. Em tempos de intolerância é sempre bom falar sobre o assunto. 😘

    ResponderExcluir
  2. Demais, tio! Que reflexão importante 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir