Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

sábado, 13 de julho de 2019

SOBRE A VONTADE



A vontade é sempre a causa primeira da manifestação da energia universal. Foi a Vontade de manifestação “Daquele Sobre O Qual Nada Pode Ser Dito” que criou Fohat (O Fogo Criador), O Qual criou e continua criando as formas nas quais a vida pode se manifestar.

O inverno este ano tem sido mais rigoroso do que em anos anteriores e eu tenho feito as minhas caminhadas matinais, nestes últimos dias, em temperaturas abaixo dos cinco graus centigrados. Isto tem intrigado muito os meus vizinhos, que cobertos de mil panos, me perguntam qual a razão de eu sair para caminhar tão cedo e em condições tão adversas, às vezes, até mesmo de guarda-chuva. Eu lhes respondo que a causa é a disciplina, da qual não abro mão, não só por causa dos benefícios físicos, mas principalmente pelos benefícios espirituais. Mas como assim, benefícios espirituais? E eu lhes digo que assim eu trabalho a vontade – a maior qualidade do espírito.

A maioria das pessoas não tem consciência disto, mas as dificuldades são formas que a natureza tem de forjar a vontade no homem. Aqueles que procuram fugir das dificuldades são exatamente aqueles aos quais elas mais virão, pois sem elas a vontade não pode ser conquistada para o maior objetivo do homem: tornar-se um deus no final da sua evolução.

A qualidade mor da matéria é a inércia e a qualidade mor do espírito é o movimento, ou seja, a ação. O maior inimigo da evolução, que é sempre consequência da manifestação do espírito na matéria, é a preguiça, pois sendo ela o maior inimigo da vontade, tende a enfraquecê-la ou até mesmo a anulá-la, impedindo assim o progresso da Vida na divina experiência na matéria.

Até mesmo a vontade usada de forma egoísta - o que sem dúvida trará os seus resultados cármicos - tem o seu valor preservado, pois sendo uma energia espiritual, não pode ser desperdiçada e assim é guardada como tesouro no corpo causal (o corpo da alma), para ser usada de diferentes maneiras em futuras encarnações.

Como foi dito no princípio, a primeira energia a nascer no Cosmo foi a vontade; e ela será também a última a se manifestar. É a vontade do Logos que cria o seu corpo de manifestação (um sol ou um planeta) e que depois de aeons também o destrói, reabsorvendo em Si Mesmo todas as partículas de vida, que outrora Dele saíram. “Depois de insuflar uma parte de Mim Mesmo em cada partícula que existe – Eu permaneço!” – Bhagavad Gita.

E então meu irmão! Acha mesmo que possa vir a este mundo alguém “à passeio” ou “pra descansar”? Não é a ação o motor da evolução? Não é a aprendizagem, que a ação promove, o motivo da férrea mão do Carma? Pode alguém, por mais esperto e inteligente que seja, escapar dos efeitos da causa que iniciou? Pode o carro do homem se locomover sem o combustível da vontade?

O homem nasceu para agir. O homem não morre somente quando colapsa o seu corpo físico; ele morre assim que a sua alma se estagna, quando ele perde a vontade de progredir.

Ah, sim! Existem muitos zumbis, verdadeiros mortos-vivos, caminhando juntos aos vivos nesta época difícil. O desejo pela matéria os mantém eretos acima da terra, quando na verdade deveriam estar deitados abaixo dela... O desejo é um filho poderoso da vontade.


Sorria! - O Sorriso iguala as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário