Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

sábado, 27 de julho de 2024

PENSAMENTOS SOLTOS 141

 

“Por mais belo que seja o quadro pintado, por mais harmoniosa que seja a música composta, por mais lindo que seja o poema escrito, nada enriquecerá mais o nosso legado, do que uma ação altruísta em prol do mundo, inspirada e conduzida pela Alma.”

“A grande maioria das pessoas confunde patriotismo com nacionalismo. O patriotismo ama de forma inegoísta a Alma da nação, sua cultura, suas tradições e tudo mais o que tem ela de bom e belo, sempre levando em conta a liberdade das outras nações. Já o nacionalismo ama de forma egoísta aquilo equivalente à personalidade da nação (assim embaixo como encima), sem se preocupar com as outras nações; geralmente é este o principal motivo das guerras entre nações. O nacionalismo é o egoísmo de uma nação, assim como com o próprio bem-estar, sem se preocupar com o outro, é o egoísmo de um indivíduo. Tanto o radicalismo da esquerda quanto o radicalismo da direita, levam a um nacionalismo doentio, como o comunismo ou como o nazismo. Temos um exemplo disto na antiga União Soviética e na antiga Alemanha nazista. Tanto Stalin, quanto Hitler, eram dois grandes discípulos do mal. Às forças involutivas não interessa a política: interessa apenas a separatividade e o ódio, para assim tentar atrasar, o máximo possível, a inevitável vitória do bem. Estejamos atentos a isto e aos políticos populistas que visam apenas o próprio bem ou o bem do grupo a que pertencem.

“Quando se diz que o homem é luz, isso é uma verdade literal. Senão, vejamos: O que acontece quando um átomo de matéria, de qualquer dos reinos, inclusive do reino humano, é fissionado ou  fusionado? Surge uma quantidade imensa de energia e luz. O mesmo acontece com as matérias dos corpos astral-emocional e mental do ego – tudo é Deus! Nós não somos nossos corpos materiais, nossos veículos para experenciar os densos mundos materiais: Somos Espírito! A Sagrada Gnose sempre nos ensinou que os três planos onde vive o ego, os planos físico, astral e mental, são planos materiais. “SOIS DEUSES!”- O Cristo.”

“Por vezes, há que se abrir mão de passageira alegria para se adquirir a paz.”

“Eis uma coisa que ainda gera muita confusão entre os esoteristas e as pessoas sinceras no Caminho Espiritual: Elas colocam no mesmo balaio, Seres Extraterrestres, Seres Intraterrenos e Seres oriundos dos planos sutis da própria Terra – os planos astral-emocional e mental. Os Seres Extraterrestres (muitíssimo raros, de acordo com a Hierarquia) viajam pelo Cosmo através de “janelas dimensionais”, anulando o espaço-tempo de forma ainda incompreensível pela limitada mente humana. Os Seres Intraterrenos (Seres que vivem nos subplanos etéricos do planeta, não no movediço e flamejante interior do planeta físico, como acreditam muitos), muitas vezes, dão-se a conhecer através de luzes nos céus do planeta físico. Estes seres amorfos no plano físico – não no etérico – muitas vezes são vistos como esferas de luz a movimentar-se de formas inequívocas nos céus do planeta, inclusive sendo vistas a adentrar montanhas, planícies e mares. Estas regiões de entrada geralmente ficam em lugares sagrados, conhecidos por muitos como Centros Intraterrenos como, por exemplo, Shamballa, Aurora, Mirna Jad, Anu Théa e outros. Finalmente existem seres humanos “mortos” e outros seres não humanos desencarnados que, às vezes, “aparecem” aos vivos, por motivos diversos.”

 

FELICIDADE -  Jorge Jobim (Pai do Tom Jobim) *** Final de um poema sobre o Ego e a Alma (acho eu).

 

“...  eu de baixo

No meu quarto exíguo

Tenho a impressão estranha, mas feliz

De que sou a raiz obscura e dolorosa

De uma árvore pujante

Em cujos ramos cheios de orvalho e pranto

Brincam dois passarinhos encantados

Eriçando as penas e festejando a vida"


Sorria! - O Sorriso iguala as pessoas.

sábado, 20 de julho de 2024

SOBRE A BELEZA


Eu adoro as alvoradas das manhãs de inverno! Como é lindo o céu, limpinho, varrido pelos ventos da noite, deixando-o como uma gigantesca tela em branco, onde o Artista Mor pinta quadros com jogos de cores mutantes, cada vez mais lindos, deixando extasiado o observador atento. A beleza não se compromete com olhares descuidados, quando a sua luz morre no mar da mente, antes de encontrar o oceano do coração...

A beleza só é bela, quando ao entrar por um sentido, primeiro é percebida pela mente e depois sorvida, com indizível prazer, por um coração sempre sedento de beleza. O homem que é incapaz de absorver a luz inerente a toda beleza, morre aos poucos de tristeza... no escuro. À falta de beleza não sobrevive a Alma; sobrevive apenas o Seu veículo transitório, capaz de viver entre as feiuras e as misérias do mundo.

O homem que não se emociona com as belezas do mundo, que não tem o coração tocado por elas, vaga perdido no vazio de um mar em constante calmaria, sem ventos, sem ondas, sem graça...

Meu Deus! Como não amar a beleza das cores cambiantes das auroras e dos crepúsculos? Como não amar a beleza singela de uma flor, a beleza pungente de um ipê amarelo ou a beleza rústica e robusta de um velho carvalho? Como não amar a beleza de uma bela música, de uma bela pintura, de um belo poema ou de um belo artigo escrito por uma mente lúcida, iluminada pela Alma? Ah, como é triste ver tanta beleza desperdiçada, na pressa de um mundo mais preocupado em ter do que em ser... Belezas não só materiais, mas principalmente as belezas imateriais e espirituais.

Como não amar a beleza de um ato de caridade por amor ao próximo, ou como não amar a beleza de um gesto de gratidão em resposta a este ato de amor incondicional? Como não amar a beleza do altruísmo de um homem esquecido de si mesmo, na concentração em aliviar a dor de um irmão que sofre? Como não amar a beleza do ato heroico daquele que supera o medo da morte por amor ao outro?

Ah! E o que dizer sobre a beleza de um sorriso sincero, este sinal da presença da Alma? Como não amar a beleza de um sorriso aberto e franco de um amigo ou de outra pessoa querida? A beleza leve de gritinhos de crianças brincando? O sorriso impudico de amantes jovens e apressados? O sorriso agradecido daquele que se achava pequeno, em resposta ao sorriso daquele que sabe que todas as Almas são iguais e que o sorriso iguala as pessoas?

O coração do homem não é armário para guardar, mas espelho para refletir... Toda beleza contemplada deveria ser refletida em benefício de um mundo ultimamente tão feio e triste.

Bendito todo aquele que, com um coração puro, transmuta o feio em belo, tornando o mundo mais belo e aprazível para se viver...

Bendito todo aquele que transmite para o seu ego toda beleza da sua Alma...

Bendito todo aquele que não esconde, mas que reparte as belezas das virtudes, com aqueles que nasceram descoloridos, por não terem amado as cores em vidas passadas...

Bendito todo aquele que sabe pintar um quadro, que sabe escrever um poema, que sabe compor uma música...

Mas, mais bendito ainda, seja todo aquele que não sabe pintar, que não sabe escrever e que não sabe compor, mas que traz – dentro de si – a beleza radiante de uma Alma luminosa, um farol para iluminar o caminho de todos aqueles, que têm a sorte de trilhar o caminho junto a si.

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.    

quarta-feira, 17 de julho de 2024

PENSAMENTOS SOLTOS 140

“No homem, nesta dualidade Ego – Alma, o querer do primeiro é sempre condicional e pode ou não se realizar; já o querer do segundo é incondicional e sempre traz resultados inevitáveis.“ 

“A prática do bem acaba sempre viciando todos aqueles que aprendem a agir por compaixão!”

“Um “bom dia!” sincero, dito com a verdadeira intenção da Alma, corroborada pelo sorriso do ego, tem o poder de abrir as portas, para um dia elevado pela alegria leve, inexplicável, do Espírito.”

“O maior problema hoje em dia, devido aos atuais radicalismos e fake-news jogados nas mídias, tanto pela extrema direita, quanto pela extrema esquerda, é que todos têm muito o que falar e pouco o que escutar. Isto se deve às cegantes e, muitas vezes, burras “bolhas”, nas quais se permitiram ser aprisionados. Somente na aceitação, no diálogo e, principalmente, no respeito à opinião do outro, pode florescer a verdadeira democracia.”  

“Na verdade, não existem mistérios na Senda Espiritual. O que existe é uma incapacidade momentânea do homem de usar a sua mente abstrata, a parte mais elevada da sua dual mente humana, composta da mente concreta – pertencente ao ego – e da mente abstrata – pertencente à Alma. Com a entrada da Nova Era de Aquário – a Era do amor e da razão – a Alma, com um domínio cada vez maior da sua mente abstrata, estará cada vez mais presente na consciência do homem, esta dualidade Espírito-Matéria. Abramo-nos ao novo! Abramo-nos às novas energias da Nova Era, que veio com a missão de impulsionar a Humanidade um pouco mais à frente, na Senda de retorno à sua divina origem.”

“Nós deveríamos receber a beleza de um poema, de uma música ou de uma pintura, como um espelho, o qual espalha e partilha a luz que recebe; não como um poço escuro, que engole e retém toda a luz que lhe chega.”

“São dois os principais objetivos da velhice, um passivo e outro ativo: O primeiro é aceitar com paciência e resignação os carmas dos nossos corpos egóicos – físico, astral-emocional e mental. Existem muitos ensinamentos escondidos no sofrimento... O segundo é servir como captador e receptor de energias espirituais, as quais só são possíveis para aqueles que sofreram e aprenderam os ensinamentos que a vida trouxe.”  

“Jamais deixes de amar e abençoar quem quer seja, mesmo quando a pessoa aja mal contra você ou contra outro. Ninguém pode obrigar ninguém a se alimentar! Deixemos sobre a mesa o alimento que ofertamos e desapeguemos do resultado da nossa ação. Quando o outro estiver preparado e com fome, certamente se beneficiará do alimento deixado à sua disposição. O amor é um alimento que nunca se estraga ou se perde... Nenhum ato de amor  jamais é desprezado ou perdido no Universo.”

As coisas que você faz falam tão alto, que quase não dá para ouvir aquilo que você diz.” – Anônimo.

“Infelizmente a grande maioria das pessoas ainda não compreende o valor e os ensinamentos vindos do sofrimento. O sofrimento é apenas uma parte de uma das mais importantes dualidades (sem as quais seria impossível a evolução) enfrentadas pelo homem, a dualidade prazer – dor. É através das dualidades que o homem aprende, cresce e evolui. Até todos os Iniciados, antes da 5ª Iniciação, não estão livres destas lições. O “pulo do gato” está em como nós lidamos com o sofrimento: com ou sem a sua aceitação. Com a aceitação e consciência de que nós estamos pagando parte das nossas dívidas cármicas – desta e de outras vidas – e nos tornando assim cada vez mais livres para a nossa evolução, as coisas se tornam mais fáceis. A revolta e a não aceitação apenas aumentam a dor e atrasam a nossa evolução. Façamos o que é possível para mitigar o nosso carma e diminuir a nossa dor e sigamos em frente, com a fé daqueles que sabem ser guiados pela sua própria Alma: o Amor de Deus dentro de cada um.

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas. 

sábado, 13 de julho de 2024

O QUE SÃO OS MILAGRES?


Os milagres são atuações ou intervenções de Entidades ou outras Forças, oriundas de planos sutis mais elevados do que os planos mais densos onde vivem os homens.

Realmente, as pessoas precisam abandonar as infantilidades e ingenuidades emocionais da passada Era de Peixes e entrar nas novas energias e ensinamentos da Era de Aquário, onde o poder mental deve superar o poder emocional. O homem deve deixar de ser escravo das emoções e passar a ser guiado por uma mente lúcida, trabalhada por estudos e conhecimentos – empíricos e científicos.

Deus não é um “Mago Cósmico” e os Mestres e Iniciados da Hierarquia Espiritual da Terra não são “Santos” todo poderosos. Todos, inclusive o nosso Logos Terrestre (O Deus do nosso planeta) deve respeitar as Leis de cada plano (dimensões) criados por Aquele conhecido como AQUELE SOBRE O QUAL NADA PODE SER DITO, por não haver palavras capazes de descrever esta ENTIDADE, que não é nenhum super-homem, imaginado de diversas formas pela ingenuidade humana. As leis do espaço-tempo, onde vive o ego (não a Alma, que vive em planos mais elevados) devem ser respeitadas e, raramente, em ocasiões muito especiais, são infringidas.

Mas então, Deus é uma ilusão e os homens são seres abandonados às leis da natureza material?

Não! Deus na verdade é a única REALIDADE e todo o Universo é apenas uma manifestação temporária, criada pela Sua Vontade, incompreensível pela limitadíssima mente humana. Os Homens só se tornam imortais ao regressarem – depois de aeons – ao seio do seu Criador.

Mas, guarde bem isto meu irmão: Nenhuma prece inegoísta e sincera deixa de ser atendida, embora não da forma ou no tempo desejado pelo homem. Como?

Deus atua através dos Seus Filhos mais velhos e experientes, tanto da evolução humana (A Hierarquia Espiritual da Terra, sob o comando do Seu Primogênito, o primeiro filho de Deus a se “iluminar” e tornar à Casa do Pai – O Cristo), quanto da Evolução Angélica, em suas milhares de fileiras, de acordo como os seus respectivos graus evolutivos e de poderes (Anjos, Arcanjos, Serafins, Querubins, etc. como são conhecidos nas Sagradas Escrituras), além de outras evoluções desconhecidas pelo homem.

Um Mestre de 5ª Iniciação, ou mesmo outros Iniciados de graus menores, não atua diretamente na ajuda, não apenas do homem, mas de toda a natureza. Eles trabalham por detrás dos panos, através dos seus vários graus de Discípulos e do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Algumas vezes estes Irmãos Maiores atuam diretamente, quando encarnados em corpos físicos. Neste caso, vivem anonimamente, em lugares especiais, impossíveis de serem contatados pelos homens comuns.

As pessoas não podem imaginar as dificuldades das Forças Espirituais em contatar os densos planos materiais, onde caminha e evolui a humanidade: os planos físico, astral-emocional e mental. É preciso um veículo próprio – um corpo – para cada plano (dimensão). Tanto os planos físico, astral-emocional e mental inferior são um verdadeiro mar de sujeiras e dejetos produzidos pelo homem. É um verdadeiro sacrifício para estes Seres – que atingiram um alto grau de pureza –  “mergulhar” nestes planos tão poluídos pela má ação e pelos maus sentimentos e pensamentos, gerados por uma humanidade ainda tão egoísta, caótica e atrasada na aquisição de valores espirituais.

Deus jamais abandona um filho Seu. “Nenhum fio de cabelo cai da cabeça do homem sem ser notado por Deus” – Bíblia Sagrada. Por mais pecador que seja um homem, ele sempre será aguardado na Casa do Pai: mesmo que isto demore aeons. Não existe pressa na Eternidade! O tempo é apenas uma ilusão da mente.

Mas, jamais vos esqueçam: a maior ajuda vem do Deus Imanente – as vossas próprias Almas.

 Avante irmãos! Não estamos sozinhos nem abandonados. Somos sempre ajudados, reconheçamos isto ou não. Nada escapa ao “Olho Que Tudo Vê”.

 

*** Sugiro a leitura dos artigos: “O Novo Grupo de Servidores do Mundo” e “Sobre Milagres, de I a VI”, para maiores aprofundamentos neste tema.

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.      

sexta-feira, 5 de julho de 2024

BETH II

 

Embora seja puro e sublime

Existe um certo egoísmo no meu amor...

Pois amando-a, amo também a mim mesmo

Pois tu és a melhor e a mais bela parte de mim mesmo

Assim como a planta necessita do Sol

Como o peixe necessita da água

Como o animal necessita da terra e do ar

Necessito eu do teu amor...

Teu amor é o alento que me mantém vivo

E somente vive aquele que é amado

Todos os outros apenas sobrevivem

Na esperança de algum dia encontrar o amor

Ah, amada minha!

A tua luz ilumina o canto escuro

Onde se esconde o medo de não ser querido, de não ser...

Todo homem nasce com a semente de anjo no coração

Solo sagrado onde cresce a Alma

Assim que o amor nos uniu

Começou a crescer rapidamente o meu anjinho

Nutrido pelo alimento sugado de ti

Que quanto mais eras sugada, mais leite produzias

Pois assim é o verdadeiro amor

Quanto mais se dá, mais se tem...

Ah, amada minha!

Quando o mundo te chama

E te afastas de mim por certo tempo

Isto é apenas um momento para ti

Mas uma eternidade para mim...

Então, somente a lembrança de ti me aquieta, me acalma

Que seria de mim sem a luz e o calor do teu amor

Nas noites frias e escuras da minha Alma infante

Quando o medo, não da morte, mas da vida

Tenta congelar meu coração?

Tu és minha bússola e minha companheira na dura caminhada

Sem teu amor tudo é vão... tudo ilusão!


Sorria! - O Sorriso iguala as pessoas.