Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

sábado, 29 de junho de 2024

SOBRE A VERDADE

 


A primeira coisa a se saber sobre a verdade é que, assim como tudo no Universo, a verdade também é relativa. Toda verdade é apenas uma parte de uma verdade maior, que vai se desvelando aos poucos, de acordo com a evolução da consciência. A compreensão de um fato – exotérico ou esotérico – por um Iniciado, sempre é maior do que a de uma pessoa comum. Foi por causa disso que Jesus (um altíssimo Iniciado) ficou calado quando Pilatos o perguntou o que era a verdade. Jesus simplesmente não poderia explicar para Pilatos o alto grau da verdade que possuía (embora muito menor do que a verdade conhecida por um Logos Planetário, por exemplo), devido ao ainda relativamente pequeno grau de consciência deste – Pilatos. E, nem mesmo existia palavras para isso.

A segunda coisa a se saber sobre a verdade, é que ninguém deve se esconder por trás da sua relatividade. Todo homem é responsável pela quantidade de verdade que possui. Verdade essa adquirida não apenas nesta vida em particular, mas também em centenas de encarnações anteriores. É isto – a quantidade de verdade possuída – que faz um homem ser mais sábio do que outro.

Apesar de um homem dever sempre lutar pela pequena parcela da verdade que possui, ele sempre deve respeitar a verdade alheia. Quem pode garantir que você está certo e o outro errado, neste turbilhão de ideias e ideais em constante movimento e mudanças chamados vida? É preciso sempre possuir uma mente aberta, e muita humildade, para reconhecer uma verdade diferente ou mais abrangente do que a sua.  A sabedoria não cresce apenas com uma cada vez maior aquisição e vivência do conhecimento, mas também, e principalmente, com a aquisição de parcelas cada vez maiores da verdade.

Somente AQUELE SOBRE O QUAL NADA PODE SER DITO possui a verdade absoluta. Mesmo um Logos Solar, com sua inimaginável sabedoria e conhecimento, está em busca de verdades ainda maiores, em planos (dimensões) cada vez mais altos e mais sutis.

O que é evolução senão uma expansão cada vez maior da consciência? O que é uma consciência, senão o “corpo” de verdades, conhecimentos, sabedoria e experiências adquiridas em vivências no Espaço-Tempo? O que é este Espaço-Tempo, senão um imensurável teatro criado pelo ABSOLUTO, onde trilhões de Vidas performam dramas cada vez mais parecidos com o arquétipo na mente de DEUS? O que é DEUS, senão a somatória de todas as consciências existentes no Universo... e muito mais? ALGO muito, muito além da limitadíssima compreensão da mente humana?

Outra coisa muito importante sobre a verdade, é que jamais devemos impor nossa verdade ao outro, sob a pena de atrasarmos a sua evolução, assim como a nossa. Atrasamos a evolução do outro porque muito tempo é perdido na tentativa de assimilação de verdades ainda impossíveis de serem digeridas, devido ao seu grau evolutivo, além de confundirmos a sua mente, ainda não preparada para verdades maiores. E, mesmo que estivermos certos, atrasamos também a nossa evolução, por adquirirmos carma negativo, por prejudicar ou atrasar a evolução de um irmão: carma este que deverá, inexoravelmente, ser equilibrado no futuro.

A nossa verdade é apenas a ponta do cordão que nos liga a Deus. Na Senda Espiritual, que leva o homem de volta à Casa do Pai, jamais deveríamos levar amarrado o saco com nossas verdades e virtudes, mas mantê-lo sempre aberto à fome dos que caminham junto a nós. Mas, a verdade não é um alimento a ser oferecido para quem ainda não tem fome de verdade. Cada um se alimenta daquilo que é capaz de absorver. Todo o resto trará apenas congestão, dor ou perda de tempo.

Ah, jamais nos esqueçamos! Assim como a música, toda verdade tem o seu melhor momento para ser ouvida.

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário