Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

sábado, 23 de maio de 2020

SOBRE A HONRA



UM ALERTA: Sei que este artigo pode ferir muitos egos, que têm como objetivo maior na vida tornarem-se homens bons e decentes: Não é esta a minha intenção! Minha intenção é insuflar a chama daqueles que, como almas, acordaram para a sua divina vocação: Galgarem, como almas, mais um degrau na escala evolutiva e tornarem-se membros do reino Espiritual.

O que o homem considera honra como ego é bem diferente do que é considerado honra como alma. Somente o ego se sente ofendido, “desonrado” e com o orgulho ferido. A alma não possui corpo emocional para sentir “orgulho”, apenas possui amor – a sublimação máxima do sentimento. Somente o ego é capaz de se identificar com as ações de outro ego; a alma somente se identifica com as outras almas. Foi por isso que o Mahatma Gandhi respondeu, quando perguntado sobre as ações britânicas contra o seu país e contra ele pessoalmente (que foi inúmeras vezes agredido e preso): que nada tinha a perdoar aos britânicos. Este grande ser já vivia e falava apenas como alma, a qual jamais se identifica com as ofensas recebidas pelo ego.

Mas sim! Existem muitas coisas que entristecem a alma e estas são sempre coisas que vão contra a maior Lei do nosso Sistema – A Lei do Amor. Mesmo pequenos atos de desconsideração ou maldade, facilmente relevados pelo ego, são anotados pela alma, como coisas a serem redimidas no futuro. Toda alma é responsável pela transmutação de cada grão de sujeira criado por seu veículo temporário – o ego – criado para suas experiências nos densos planos das matérias física, astral e mental. Não existe lixeira permanente no Universo e até “na bactéria do cocô do cavalo do bandido” existe uma partícula divina a ser resgatada para eternidade, pois: “Matéria é a forma mais densa de Espírito e Espírito é a forma mais sutil de Matéria”. Absolutamente nada existe fora de Deus!

Diariamente somos testados nas pequenas provas do dia a dia e até os menores erros são anotados. Existe uma grande verdade no ditado espiritual: ”Aquele que não é grande no pequeno, jamais poderá ser grande no grande”. Por isso um dos maiores empecilhos à evolução humana é a mentira. Mesmo as pequenas mentiras diárias em nosso benefício, geralmente relevadas e rapidamente esquecidas pelo ego, não passam despercebidas pela inexorável Lei do Carma. Já as ditas “mentiras bondosas”, geralmente em benefício do outro e ditas para evitar constrangimento ou sofrimento desnecessário, certamente são colocadas em outro patamar, pois como dizem algumas fontes espirituais: “O amor de Deus é maior do que a Sua justiça”. Mas, pasmem! Existem muitos homens que veem virtude em meio ao vício e até sentem orgulho de serem qualificados como “bons mentirosos”. Uma alma não está preocupada com a “honra” do seu ego, e mais: ela aprecia qualquer humilhação, que regue com lágrimas de remorso o frágil broto da humildade, o qual precisa ser transformado em árvore frondosa, que fornece frutos e sombra ao faminto e cansado peregrino, na sua árdua jornada pelos campos deste mundo em busca de experiência e conhecimento, antes do retorno à Casa do Pai.

Honra pessoal! Honra familiar! Honra nacional! Até a máfia possui o seu “Código de Honra”. Na grande maioria das vezes, apenas escudos usados pelo ego em sua própria defesa ou na defesa do seu grupo. Arma usada para manter-se orgulhoso e separado do seu irmão. Pólvora, que alimenta canhões numa guerra insana entre homens. Paredes a separar os filhos de um Único e mesmo Pai. Honra! Palavra soberana, tantas vezes usada pelo orgulho – pessoal ou grupal –  para tentar justificar injustificáveis mortes...

Escuta com atenção, meu irmão! Não existe honra na alma, apenas no ego. O homem não deveria sentir-se tão “honrado” e orgulhoso por pertencer ao reino mais evoluído do plano físico, pois existem outros reinos muito mais evoluídos nos planos sutis do nosso Planeta. Não existe desejo de honra em um Anjo ou em um Mestre da Hierarquia, apenas a satisfação de ser uma célula em meio a trilhões de outras células no corpo de Deus..


Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.

Um comentário:

  1. Muito bom aporte meu irmão;claro, sintético e esclarecedor. Serenidade e Amor.

    ResponderExcluir