Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

quarta-feira, 20 de maio de 2020

PENSAMENTOS SOLTOS 46



“Eu não sei improvisar! Ao contrário da grama que cresce rápido e sem pudor em vastos campos sob os raios do Sol, sou apenas uma florzinha tímida, que cresce devagar, semiescondida entre arbustos, sempre receosa da sua beleza.”

“Uma das mais difíceis batalhas no caminho espiritual é a batalha que devemos travar contra a nossa vontade, consciente ou subconsciente, de nos impormos sobre a vontade alheia. A grande dificuldade se encontra no fato de que, por acharmos que estamos com a razão, achamos justo que a nossa “verdade” prevaleça. A grande verdade é que as nossas pequenas “verdades” são apenas pequenas versões de um todo maior. Convicções e opiniões são alimentos que deveriam ser colocados sobre a mesa, para uma livre escolha, não forçados “goela abaixo” como “verdades absolutas”. Respeito à opinião dos outros: eis uma grande Verdade pouco praticada, perdida em meio a tantas outras pequenas “verdades”.

“O que é a consciência? Quando o Espírito – Pai fecunda a Matéria – Mãe nasce a Consciência - Filho. Outra forma de enxergar este tema é usando o mistério da Santíssima Trindade: Quando o Logos Trino (Deus) deseja se manifestar, ele lança primeiro à manifestação objetiva o 3º Logos (Mãe – Matter – Matéria, ou Bhrama); depois o 1º Logos (Pai – Espírito , ou Shiva) interage com o 3º Logos e nasce o 2º Logos (Filho – Consciência – Alma ou Vishnu). Consciência, Filho e Alma são sinônimos no dicionário esotérico. Tanto o Espírito quanto a Consciência são amorfos e, embora Eles sejam Realidades nos mundo sutis, Eles precisam da Matéria como veículo para se manifestarem nos mundos físicos.”

“Hipócrita é todo aquele que não pratica aquilo que diz e que aceita como certo... conscientemente. Existem sim, muitos incompetentes, assim como eu, que não são capazes de viver completamente à altura dos seus ideais. Estes, quando sinceros, são muito ajudados interna (pelo seu próprio Eu Superior) e externamente (pelo Divino no outro), quando humildemente pedem luz para ver e amor para distribuir. Com braveza e resignação aceitam as podas e as dores que a vida lhes faz, para que possam continuar crescendo como almas, enquanto definham como egos.”

“Das três idades do homem, a menos entendida e a menos valorizada é a 3ª idade. É considerada uma idade de descanso e finalização, quando na verdade é um período de muita atividade mental e espiritual, por ser a idade da síntese, quando os muitos frutos da vida relativamente efêmera do ego são tornados sementes, a serem guardadas nos cofres de ouro dos átomos permanentes, para o engrandecimento da verdadeira e muito mais longa Vida da Alma. Embora o ego não possa esquivar-se à decrepitude da matéria, a alma é sempre jovem e disposta a aprender, enquanto encarnada no seu temporal veículo transitório. Ela tem as centenas ou milhares de vidas do ego como pérolas engastadas em um colar, que monta com infinita paciência no decorrer dos tempos: Este é o magnífico presente que leva no seu retorno à Casa do Pai. Uma alma nunca se aposenta! Ela apenas troca, por um tempo, as pernas cansadas do ego pelas asas da imaginação, na exploração dos terrenos que circundam o Lar Paterno e que os homens chamam de: O Universo.”

“Tudo é vivo no Universo e absolutamente tudo possui um grau de consciência proporcional ao seu tamanho e importância. Grande é a diferença, no tempo e no espaço, entre partículas quânticas, que vivem apenas alguns bilionésimos de segundo e as imensas galáxias, que vivem bilhões de anos; mas na Eternidade elas são iguais, pois são essências do mesmo UM. O Ser Humano é apenas a metade do caminho entre a pedra e Deus e a diferença entre o grau de consciência de um átomo mineral e a de um homem, não é maior do que a diferença do grau de consciência do homem e a gigantesca Consciência Logóica, da Qual é uma célula – “AQUELE em que nós vivemos, nos movemos e temos nosso ser” – Bíblia Sagrada.  

Sorria! - O Sorriso iguala as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário