Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

sábado, 26 de outubro de 2024

SOBRE O CARMA DA HUMANIDADE

 


RELEMBRANDO: A Humanidade existe no planeta Terra há algumas centenas de milhões de anos. As duas primeiras Raças Humanas existiram apenas nos planos sutis do planeta (assim como existem hoje em dia em milhões de planetas em todo o Universo), sendo que a primeira Raça a existir no plano físico terrestre surgiu há pouco mais de dezoito milhões e meio de anos, na metade da 3ª Raça Raiz – a Raça Lemuriana. Foi então que a primeira Alma individual, com autoconsciência – o primeiro homem – se descolou de uma Alma Grupo do homem animal da época, apenas um pouco mais inteligente do que os primatas de então.

Alguns milhões de anos depois surgiu a 4ª Raça Humana – a Raça Atlantiana. Mais tarde, há algumas centenas de milhares de anos, surgiu a atual 5ª Raça Ariana (nada a ver com a raça ariana de Hitler, que copiou o nome de antigos ensinamentos esotéricos). Hoje nos encontramos na 5ª Sub-Raça da 5ª Raça Raiz. A 6ª Sub-Raça da Raça Ariana  já está surgindo no planeta, através das crianças Índigo, Cristais e outros nomes dados às crianças especiais, que estão nascendo em todo o mundo – Almas mais antigas, mais maduras e mais  espiritualizadas.

A heterogênea Humanidade atual é uma mescla de seres humanos com consciências Lemurianas, Atlantianas e Arianas. Cada Sub-Raça de uma Raça Raiz evoluiu em milhares de anos. Daqui a alguns milhões de anos, através da  7ª e última Sub-Raça da 7ª Raça Raiz, a Humanidade Terrestre chegará ao seu ápice, quando então, depois de muitos milhões de anos de evolução, todo ser humano possuirá uma consciência equivalente à de um Iniciado de 5º grau, ou seja, a consciência de um Mestre Ascensionado, com mais nada a aprender nesta “escola primária do Universo” chamada Terra. Então, outras “Escolas Universais mais adiantadas”, em outros planetas mais evoluídos,  abrigarão a futura Humanidade, para a continuação da sua evolução: “Na Casa do Pai existem muitas Moradas” – Jesus Cristo.

Inimaginável é o Carma – bom e ruim – construído pela Humanidade nestes milhões de anos de lenta evolução. As duas primeiras Raças Raízes humanas eram ainda muito espirituais, sem nenhuma maldade, e por isso não produziram mau Carma. A 3ª Raça, Lemuriana, por ter uma mente ainda muito incipiente, produziu pouco mau Carma. Já a 4ª Raça, Atlantiana, produziu tanto mau Carma, que teve que ser quase inteiramente destruída, através daquilo que ficou marcado para sempre na memória da Humanidade como “O Grande Dilúvio”. Grande também é o mau Carma da 5ª Raça, chegando ao ponto de quase ter o mesmo destino da 4ª. Felizmente, muito mau Carma foi transmutado através do sofrimento causado pelas duas últimas grandes guerras e ainda continua sendo transmutado através do tremendo sofrimento da Humanidade atual.

De acordo com a Sagrada Gnose, não existe nenhum inferno alhures, em algum outro local do Universo, para onde enviar os perversos. O inferno é aqui mesmo na Terra, tanto no plano físico (será que existe sofrimento maior do que uma mãe ver o seu filhinho morrer lentamente de fome, em seus braços, sem nada poder fazer?), quanto nos subplanos mais baixos dos planos (dimensões) astral e mental.

Como diz o ditado popular: “O céu tem sempre o seu período mais negro antes do amanhecer”. Sempre existe tempos de muito tumulto, caos e sofrimento (causados pelas Forças Involutivas) antes da vinda de um Avatar. De acordo com informações da Hierarquia, o Seu Guia Maior – O Cristo –  está, como prometido há dois mil anos, planejando o seu retorno. Retorno aos planos materiais pois, como prometido, Ele nunca abandonou os seus irmãozinhos um único dia sequer e continua trabalhando atualmente, incansavelmente, para a redenção da Humanidade (nos planos sutis mais elevados da Terra), junto à “Sua Igreja”, a Hierarquia Espiritual da Terra, formada por um Exército de Mestres, Iniciados e Anjos. Sim é verdade! O Cristo está retornando! Por isso o Mal nunca esteve tão ativo. Satã (a somatória das forças involutivas) treme ante a chegada do Salvador!

De acordo com a Hierarquia, outro motivo do caos e sofrimento atuais é o fato do nosso Logos Planetário estar se preparando para Sua próxima Iniciação Cósmica e, por isso, precisa de uma certa purificação dos Seus corpos físico e sutil. Como sabe todo esoterista, a esfera terrestre é apenas um dos corpos do nosso Logos – o corpo físico. “Assim encima como embaixo; assim embaixo como encima” – Hermes Trimegisto.

 “Estarão vocês com as chamas das suas lamparinas acesas no meu retorno?” – O Cristo

Trabalhemos com afinco a nossa Fé, Coragem e Paciência: Três virtudes fundamentais nos tempos atuais.

 

***Não deixem de ler os artigos “O Retorno do Cristo” e “O Retorno do Cristo II”: Renovemos a Esperança perdida!


Sorria! - O Sorriso iguala as pessoas.  

sábado, 12 de outubro de 2024

QUANDO DEUS NOS FALA

 


A maioria das pessoas acham que Deus só fala aos homens em portentosos momentos, entre raios e trovões, ou através de alguns dos Seus altamente evoluídos Filhos, como, por exemplo, Avatares, Anjos, Mestres da Hierarquia Espiritual da Terra e Outros. Sim, é verdade que Ele – raras vezes – fala através destes Irmãos Maiores. Mas, na grandessíssima maioria das vezes, Deus nos fala através da Mãe Natureza, canalizado por algum dos seus filhos mais humildes, pertencentes a qualquer um dos seus quatro reinos. Vejamos:

Deus nos fala através do reino mineral através da beleza das magníficas montanhas, cobertas de verde ou de neve... através da beleza infindável dos mares e das suas praias... através da beleza de um diamante, de um rubi, de uma safira e tantos outros preciosos minerais... etc. etc.

Deus nos fala através do reino vegetal na beleza das árvores e das flores, nas suas cores e perfumes... através dos saborosos e nutritivos alimentos, que nos permitem a construção dos nossos corpos materiais... etc. etc.

Deus nos fala através do reino animal, na beleza e na fidelidade dos nossos irmãozinhos deste reino, tão explorado e tão degradado pelo reino humano... no amor dos animais domésticos e nos muitos ensinamentos que eles nos trazem (ver artigo: A maior lição da minha vida)... no canto dos pássaros... no papel, ainda tão incompreendido, dos insetos... etc. etc.

Mas, é principalmente através do próprio homem, que Deus fala com o homem!  Às vezes através de uma ajuda providencial... às vezes através de palavras... do exemplo... de um gesto... de um olhar... de um tocar... Ah, meu Deus! Quantas bençãos Vossas desperdiçadas pela desvalorização do homem desta virtude tão prática – a simplicidade – irmã menor da humildade.

Uma das maiores missões da Nova Era de Aquário é fazer o homem enxergar que o Deus Imanente é tão real e importante quanto o Deus Transcendente. Por favor, fechem os olhos por alguns segundos e imaginem o tempo em que o homem passará a enxergar a Deus, não só dentro de si mesmo e do seu semelhante, como também dentro dos outros reinos da natureza. Não seria esta a época profetizada pela Bíblia Sagrada, que nos diz que “O Reino dos Céus será também o reino da Terra”?

Realmente! As pessoas precisam parar de rezar por milagres e passar a enxergá-los nas suas miríades de formas. Milagres – Deus falando conosco – acontecem a todo momento. O problema é que nós ficamos esperando que eles aconteçam na forma que imaginamos. Será que Deus sabe menos do que nós mesmos, o que verdadeiramente precisamos? Eis o que aconteceu comigo esta manhã, durante a minha caminhada matinal:

Após vinte dias parado (devido a um procedimento cirúrgico), voltei hoje às minhas tão amadas caminhadas. Próximo à metade do caminho, fui surpreendido pela Andréia – um dos vários personagens que encontro quase todas as manhãs – que fez questão de me parar por um instante, para perguntar-me o que havia acontecido comigo, pois ela tinha sentido a minha falta, assim como a falta do meu sempre sonoro e sincero “Bom Dia!”, que tanto bem lhe fazia. Disse-me que achou que eu deveria estar doente, pois nunca ficara tanto tempo sem me ver. Por isso, ela contou-me que rezou por mim todos estes dias, mesmo não sabendo o que realmente tinha me acontecido. Ah, se as pessoas se conscientizassem do poder de uma prece sincera...  De acordo com o meu médico, a minha recuperação, apesar da minha idade, estava ocorrendo melhor do que o esperado. Agradeci a Andréia pelas orações e, em silêncio, à sua Alma, o Deus Imanente em cada um, por este pequeno milagre.

Este episódio também veio a confirmar o que eu muito frequentemente digo nos meus escritos: Que toda palavra dita com sinceridade e galvanizada pelo amor, sempre alcança o seu objetivo, mesmo que nós não nos apercebamos disto. E, por que isso é assim? Porque é o amor – a energia mais forte do Universo – que cura! Porque o amor – uma virtude da Alma, não do ego – é Deus em ação. Porque Deus não é um distante Mágico Cósmico, mas o nosso próprio Eu Superior, o Qual manifesta “milagres” por todo o mundo, milhões de vezes por dia, através do Divino em cada um.

Deus nos fala a todo momento! Mas, ai! Como é difícil silenciar o ego por um instante sequer...

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.

sábado, 5 de outubro de 2024

PENSAMENTOS SOLTOS 145

 

“Quem olha para fora dorme. Quem olha para dentro desperta.” – Carl Jung

“Na primavera, nas caminhadas matinais, eu sempre interrompo as minhas orações para escutar o canto do sabiá, que tanto amo. É preciso saber apreciar os louvores que a natureza faz ao seu Criador. É uma pena como a humanidade desrespeita a natureza e a beleza das suas orações ao alto: os belos e harmoniosos sons no canto dos pássaros... o assovio dos ventos e o murmurar das águas entre as pedras... a oração silenciosa das alvoradas e crepúsculos... e tantas outras.”

“As pessoas precisam entender que a compreensão de Deus é uma questão da consciência, ou seja, do tamanho e do grau da consciência que cada um tem em determinada vida ou em determinado momento. A humanidade é heterogênea e cada um está no seu próprio degrau da escada evolutiva. Assim como um aluno da escola primária não consegue compreender trigonometria, pois ainda está aprendendo a somar e a diminuir, uma consciência mais jovem – com um número menor de encarnações na escola da vida – também não consegue compreender as “matemáticas” superiores como um Iniciado. Mesmo os graus de consciência dos Iniciados são muito diferentes. Um Iniciado de 1ª Iniciação possui uma consciência muito menor do que um Iniciado de 5ª – um Mestre da Hierarquia – e por isso tem um grau de compreensão muito menor de Deus. É aí que a fé desempenha o seu papel. Até um Mestre, que já entrou na Consciência Divina do nosso Logos Planetário e, por isso, compreende tudo que se passa no nosso planeta, precisa de fé, enquanto não entra na Consciência do nosso Logos Solar, para muito depois entrar na Consciência do nosso Logos Galáctico, para depois...”

“As pessoas costumam confundir reconciliação e perdão. Todos dois são importantes, mas só o perdão é capaz de libertar tanto quem ofende, quanto quem foi ofendido. É preciso muito amor para nos reconciliarmos com quem nos feriu gravemente. E, é preciso muito mais amor ainda para perdoarmos e assim nos livrarmos da raiva ou, pior ainda, do ódio, que quase sempre é muito mais pernicioso do que o mal que nos foi infligido.”

“Como tantas vezes repetido, os três planos onde vive o ego – os planos físico, astral-emocional e mental – são planos materiais, apenas compostos de matérias cada vez mais sutis. E, como sabem todos, nos planos materiais todas as causas, inevitavelmente, produzem os seus efeitos. De acordo com esta “lei”, como não poderia deixar de ser, nossos corpos emocionais jamais deixarão de repercutir as más ações a ele desferidas. É na infância que o corpo emocional é mais sensível e, por mais que a consciência tente renegar os males a ele desferidos, escondendo ou reprimindo sentimentos, às vezes por décadas, um dia o mal se aflora em emoções negativas como tristeza, raiva e, até mesmo, o ódio ou a depressão, tão difíceis de curar. Uma criança emocionalmente ferida é um botão que pode jamais se abrir totalmente, tornando-se um adulto incompleto, depressivo ou amargo. Procuremos primeiro amar e não traumatizar as crianças que nos cercam e, depois, paremos de culpar a humanidade pelos muitos erros que comete contra elas,  procurando, de acordo com as nossas possibilidades, fazer o que pudermos para minimizar este mal. Não existe tristeza maior do que aquela refletida nos olhos de uma criança.”

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.