Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

PENSAMENTOS SOLTOS 143

 


“Cuidado com as vossas expectativas! Trabalhemos por amor ao trabalho, não por amor ao sucesso... Muitas vezes é no fracasso que se esconde o ensinamento que precisamos. Ajamos da melhor forma que nos é possível e sempre, sempre, com amor... pois o amor sempre traz no seu bojo o remédio para possíveis erros. A nuvem emocional ou mental causada por nossa expectativa, muitas vezes encobrem a luz do nosso Sol Interior.”

“O maior problema da nossa atual educação é o fato de sermos sempre educados para vencer. É a competição, não a colaboração, que é mais incentivada nas múltiplas escolas da vida, o que faz com que as crianças, os jovens e, principalmente os adultos, pensem mais em si mesmo do que nos outros. Quando assim agimos é o nosso ego, não a nossa Alma, que se manifesta: Uma Alma sempre pensa primeiro no grupo, antes de pensar em Si mesma.”  

“Tudo na vida possui as suas limitações. Um rio só é um rio, quando corre entre as suas duas margens. Fora delas já não é mais um rio, é inundação.... com todas as suas consequências. É contida no vaso da humildade que o homem deve carregar as suas águas.”  

“O verdadeiro Guru não traz você até Ele: leva você até Você mesmo.” – Ouvido em algum lugar.”

“Muitos Gurus lhe dirão para acreditar com o coração deixando cega a razão. Meu Guru me disse: “Abra os olhos para a luz da sua razão, que eu lhe abrirei os olhos da sabedoria.” – Yogananda.

“Existe um descompasso entre o que o homem quer da vida e o que a Vida quer do homem.  É a Vida (a Mônada ou o Deus Imanente) que usa a Alma para experenciar os mundos espirituais – abaixo do plano divino – e o ego para experenciar os mundos materiais – abaixo dos planos espirituais. O homem real é o tríplice Homem Total – Mônada, Alma e ego – não apenas o ser composto dos bem conhecidos corpos materiais: os corpos físico, astral-emocional e mental, ou seja, o ego. E, lembremos sempre, uma Alma jamais se aposenta! É o ego que se acha no direito de se “aposentar”, depois de algumas dezenas de anos de trabalho, quando o corpo físico se sente cansado ou desgastado pela passagem do tempo. Mas, na verdade, o corpo emocional tende a ficar mais experiente e o corpo mental mais sábio com a passagem do tempo e, por isso, mais úteis aos objetivos da Alma.

“Tanto a pobreza quanto a riqueza são coisas de Deus, pois existem muitos ensinamentos nas duas situações. Já, tanto a miséria quanto a excessiva riqueza são coisas dos homens. A primeira leva a indizível sofrimento e a segunda leva ao fastio: duas desgraças a atrapalhar a evolução do homem.”

“Pai, Paizinho amado! Ajuda-me a crescer o suficiente, para que o Seu amor possa fluir através de mim, em benefício de todos que eu encontre no meu caminho.”

“Seguindo o ensinamento do Bhuda, escolhamos o caminho do meio, de onde possamos enxergar o que está à nossa direita e o que está à nossa esquerda. Procuremos controlar nossas expectativas: Que elas não sejam tão grandes, que não possamos alcançá-las, mas que também não sejam tão pequenas, que não nos motive o suficiente para conquistá-las. O importante é procurarmos cumprir o nosso Dharma – os objetivos da nossa Alma para esta determinada encarnação. Como sabem todos esoteristas, a vida do ego é apenas um dia na vida da Alma.”

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário