Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

“SEU” AGUINALDO

 


Todos os dias, nas minhas caminhadas matinais, eu encontro pessoas caminhando em direção ao trabalho ou sentadas do lado de fora dos locais onde trabalham, aguardando o abrir das portas para mais um dia de labuta. Um destes personagens é o “seu” Aguinaldo. Antes mesmo de saber o seu nome, já trocávamos boas energias com os nossos alegres e sinceros “Bom dias!”. Ah, se as pessoas soubessem das energias positivas de um alegre e sincero “Bom dia!” emanado pela Alma...

Nesta manhã o “seu” Aguinaldo, após a nossa habitual troca de cumprimentos, jogou no chão a bituca de cigarro que fumava e levantou-se, com certa dificuldade (os muitos anos de trabalho braçal cobravam o seu preço nas suas articulações), para me presentear com uma rápida prosa.

- “Seu moço, como é mesmo o seu nome? O meu é Aguinaldo, ao seu dispor!

- O meu nome é Odilon. Que engraçado! Só agora, depois de muitos anos, nós sabermos os nossos nomes, né!

- Éhhh! É só as pessoas que têm nomes. As Almas não têm nomes, é tudo igual... E a gente já somos amigos, mesmo sem saber...

- Pois é “seu” Aguinaldo, eu também acho isso! Me faz muito bem essa nossa troca de boas energias todas as manhãs. Mas, me conta! O senhor ainda trabalha nesta idade?

- Pois é! (e com orgulho e satisfação) Eu tô com setenta e dois anos e trabalho mais do que estes jovenzinhos, que me ajudam. Eu sou o encarregado da turma. Mas óia! Eu não trabalho por precisão não: Eu sou rico! Eu não converso destas coisas com as pessoas não. Tem muito mau oiado! Mas para o senhor eu falo: Eu tô aposentado com dois salários e meio; a minha mulher tá aposentada com um salário; e o meu salário aqui é de pouco mais de dois salários. Viche! Pra só nós dois tá muito bão, né? E lançou-me um sorriso de quem está bem com Deus.

- É, mas o senhor merece! Trabalhou muito para conseguir chegar onde chegou.

-Mas, então! Foi muito bom saber nome do senhor. Eu tava querendo saber há muito tempo, mas ficava com medo de incomodá...

- Imagina “seu” Aguinaldo! Incômodo nenhum! Nós somos amigos de Alma... O senhor fique com Deus!

- O senhor também. Vai com Deus!

Como não podia deixar de ser, segui o meu caminho, absorvendo a sabedoria do “seu” Aguinaldo: “As Almas não têm nomes, pois são todas iguais”. Que grande verdade, meu Deus! Não existe vaidade na Alma, apenas o ego se vangloria do seu nome, da sua posição social ou das suas conquistas materiais.

Fiquei muito feliz, também, em confirmar aquilo que venho divulgando há muito tempo nos meus humildes escritos, ou seja: “Rico é aquele que tem o suficiente para ter ou fazer o que quer”. Realmente, o pobre que conseguiu comprar a bicicleta que queria, é mais rico – e mais feliz – do que o rico que não conseguiu comprar a sua Ferrari vermelha...

Isto me fez lembrar da sabedoria do muito antigo povo japonês: Há pouco mais de trinta anos, quando morava a trabalho no Japão, coloquei a minha filha, com cinco ou seis anos, para estudar em uma escolinha japonesa perto da minha casa. Para matriculá-la, perguntaram-me quando eu ganhava como preparador físico do Yumiuri Futebol Clube (um dos maiores times do Japão). Um pouco desconfiado da pergunta, eu perguntei o porquê desta informação. Eles então me informaram, que nesta escola eles cobravam de acordo com os salários dos pais, ou seja: quem ganhava mais pagava mais (até um limite máximo) e quem ganhava menos pagava menos ou, até mesmo, não pagava nada. Achei isto maravilhoso, mesmo tendo que pagar uma mensalidade relativamente alta (eu ganhava bem, nesta época). Ah, além disso me pediram para que a minha filha usasse o  uniforme da escola e não levasse brinquedos ou lanche, pois lá todos se vestiam iguais e brincavam com os mesmos brinquedos (da brinquedoteca da escola, que por sinal era muito boa e variada) e comiam a mesma comida (muito boa e nutritiva), para que assim todas as crianças se sentissem iguais. Que lindo e muito justo, não?

Todas as Almas se sabem irmãs, células de igual importância no corpo da Anima-Mundi, a Alma do mundo.

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.

Um comentário:

  1. Também em Belisário aposentado com 2 salários de renda mensal se considera rico e muito agradece a Deus.

    ResponderExcluir