Pesquisar artigos neste blog

Translate

Postagem em destaque

SOBRE A FELICIDADE

Tu que buscas com tanto afinco a felicidade, escuta o que eu tenho a te dizer. Este pássaro que voa tão alto, e que as vezes pousa no teu ...

sábado, 31 de agosto de 2024

O OBSERVADOR E O OBSERVADO

 


Nunca a Ciência e a Espiritualidade estiveram tão próximas, desde que a Teoria da Relatividade e a Física Quântica expandiram a mente da Humanidade no início do século passado, em um movimento que continua até os dias de hoje.

TUDO É UM! TUDO ESTÁ INTERLIGADO! O UNIVERSO É UMA ENTIDADE! Já ensinava, há milhares de anos, as antigas escrituras do oriente, muito antes de que o Bhuda e o Cristo tivessem aparecido no plano físico da Terra, para trazer novos ensinamentos para uma Humanidade ainda tão ignorante.

Modernas teorias, confirmadas por complicadas experiências, provando que tudo é energia,  como, por exemplo, o “Experimento das Fendas”, confirmam que o elétron ora age como partícula, ora como onda. Além disso, muitos desses experimentos provam que, com suas expectativas, o pensamento humano influencia os resultados da experiência, pois é impossível separar o observador do observado.

Dentre os muitos físicos teóricos, com mentes privilegiadas, nascidos no século passado, há de se destacar David Bhomn que, ao contrário da maioria, tentou fazer uma conexão entre ciência e espiritualidade, admitindo uma realidade, a qual  não podia ser medida ou pesada, como exige a ciência moderna. Bhomn chegou a ser ignorado pela comunidade de físicos da época, por causa das suas ideias revolucionárias, inexplicáveis, porém inatacáveis pela ciência da época. Também foi expulso do seu país – EUA (veio morar no Brasil, depois em Israel e finalmente na Inglaterra) – por ser um simpatizante dos ideais socialistas. Somente décadas depois foi redimido por cientistas mais novos – de mentes mais abertas e arejadas – a algo além da matéria, os quais acreditavam em uma realidade holística muito além elétrons, prótons e outras partículas, que no final são apenas diferenciações da matéria.

David Bhomn teve uma amizade de vinte e cinco anos com o filósofo Krishnamurti, que já ensinava há alguns anos que não havia separação entre o observador e o observado, como recém descobrira a física quântica. Na verdade, Krishnamurti, por ser um Iniciado, um místico e um ocultista respeitado mundialmente, muito provavelmente já deveria ter conseguido, em suas meditações e em seus êxtases, fusões temporárias (assim como muitos milhares de pessoas) com o seu Observador Interno.

De acordo com a antiga Gnose, de acordo com Krishnamurti, com Bhomn e com outros físicos teóricos, tudo está interligado no Universo. A “Não Localidade” da Física Quântica foi provada por inúmeros experimentos científicos, inclusive contrariando Einstein (corretamente), que dizia que não poderia existir nada mais rápido do que a velocidade da luz. Eis aqui, muito sucintamente uma dessas experiências: Como sabido pela ciência, todas partículas têm as suas antipartículas e elas giram (Spins) sempre uma ao contrário da outra. Automática e impreterivelmente, assim que se muda o Spin de uma das componentes dessa inseparável dupla, a outra também muda o seu, mesmo que elas estejam a centenas de milhares de quilômetros de distância uma da outra. Como exemplo, a luz do Sol demora pouco mais de oito minutos para chegar à Terra. Se um físico separasse uma destas duplas, colocando uma antipartícula no sol e mudasse o Spin da partícula que permaneceu na Terra, automaticamente, sem nenhuma fração de tempo, a sua antipartícula colocada no Sol mudaria o seu Spin. Incrível, não? Isso prova que Tudo é Um; que não existe separatividade entre as coisas, de um grão de areia a um homem ou de um homem a uma distante galáxia.

A ciência moderna também já provou que o vácuo não existe (se existisse, poderia haver algum tipo de separação – um vazio –  entre as coisas ) e que todo o Universo está preenchido pelas misteriosas “matéria escura” e “energia escura”, além da tão conhecida matéria que compõe os sóis, os planetas e outros corpos celestes. Em um artigo anterior, eu expliquei uma experiência que prova isso. Sucintamente: Um vácuo artificial foi criado por cientistas, os quais lançaram dentro deste vácuo um solitário elétron. Para grande surpresa destes cientistas, assim que o elétron foi colocado neste vácuo, outros elétrons e outras partículas e subpartículas vindas do “nada”, começaram a interagir com este elétron e também entre si, criando novas partículas como prótons, elétrons, nêutrons, bósons e outras, as quais preencheram todo o vácuo.

“O Universo é uma Entidade” – Sagrada Gnose (mantida viva pelos Mestres há milhares de anos).

“Tudo é Nada e Tudo está em Nada” – Vedas.

“Tudo é Bhraman” – Upanishad.


Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.

sábado, 24 de agosto de 2024

PENSAMENTOS SOLTOS 142


“Eu adoro as alvoradas das manhãs de inverno! Como é lindo o céu, limpinho, varrido pelos ventos da noite, deixando-o como uma gigantesca tela em branco, onde o Artista Mor pinta quadros com jogos de cores mutantes, cada vez mais lindos, deixando extasiado o observador atento. A beleza não se compromete com olhares descompromissados, quando a sua luz morre no mar da mente, antes de encontrar o oceano do coração...”

“Eu não peço a Deus para livrar-me do sofrimento – este indispensável professor na evolução do homem – mas sim, que me dê força para superá-lo e, principalmente, discernimento para enxergar o ensinamento momentaneamente ocultado pela dor.” 

“A maior missão do homem é dissolver a ilusão da separatividade  e, assim, desenvolver a Fraternidade, a Qual é a tônica de todo o Universo. Na verdade, não existe eu e você, existe apenas o EU, no corpo do Qual somos células irmãs. Somos todos UM.”

Nenhum homem, nem mesmo os maiores Santos que a Humanidade já produziu, deixou de passar por tempestades, tristezas ou depressões, pois elas são, muitas vezes, o único quadro negro onde se é possível escrever certos ensinamentos.”

“Um ateu que dedica a sua vida para melhorar as condições humanas; um descrente de todas as religiões, mas que respeita todas elas, baseado no compromisso com o livre arbítrio humano; ou qualquer um que ajuda um irmão, não por obrigação religiosa, mas por amor ao próximo, é tão, ou mais, espiritual do que um religioso, que defende com unhas e dentes a sua fé. “Eu não me comprazo com oferendas, nem com aqueles que com rostos contristados batem no peito e clamam: Pai, Pai! Eu me comprazo com a caridade praticada por aqueles que verdadeiramente amam seus semelhantes.” – Bíblia Sagrada.

“Mais vale o erro na tentativa do acerto, do que o acerto por sorte. Enquanto o primeiro nos ensina, o segundo nos engana.”

“A humanidade precisa aprender a usar a mente como como uma luz para iluminar o campo escuro – o mundo material – onde a consciência deve colher os frutos da experiência, não como um instrumento para desenvolver o egoísmo e a separatividade.   “A mente não é uma vasilha para ser enchida, mas um fogo a ser aceso.” – Plutarco.

“Não desanimem, meus irmãos! Nos dias de hoje, quando a Kali Yuga – Idade das Trevas – tem o seu mais alto nível de poder e força, todos sofrem, principalmente aqueles que estão trilhando o caminho espiritual. Isto acontece devido a uma maior sensibilidade dos três corpos do ego – os corpos físico, astral-emocional e mental – principalmente do corpo astral. Matérias mais refinadas dos subplanos mais elevados de cada plano , cada vez mais compõem estes corpos, tornando o homem espiritualizado mais sensível às dores e sofrimentos, não só os próprios, mas, principalmente, as dores e sofrimentos dos seus irmãos de todos os reinos. Resiliência, Paciência e, principalmente, Fé no nosso Paizão Amado e nos nossos Irmãos Maiores, eis o que é preciso nestes tempos de mudança de Era, ainda tão caóticos e sofridos, quando o novo expulsa o velho, o qual luta ferrenhamente para não sair de cena.”

Já parou para pensar que o excesso de informações pode estar te cegando do que realmente importa? Às vezes, quanto mais a gente vê, menos a gente repara.” Denius

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

“SEU” AGUINALDO

 


Todos os dias, nas minhas caminhadas matinais, eu encontro pessoas caminhando em direção ao trabalho ou sentadas do lado de fora dos locais onde trabalham, aguardando o abrir das portas para mais um dia de labuta. Um destes personagens é o “seu” Aguinaldo. Antes mesmo de saber o seu nome, já trocávamos boas energias com os nossos alegres e sinceros “Bom dias!”. Ah, se as pessoas soubessem das energias positivas de um alegre e sincero “Bom dia!” emanado pela Alma...

Nesta manhã o “seu” Aguinaldo, após a nossa habitual troca de cumprimentos, jogou no chão a bituca de cigarro que fumava e levantou-se, com certa dificuldade (os muitos anos de trabalho braçal cobravam o seu preço nas suas articulações), para me presentear com uma rápida prosa.

- “Seu moço, como é mesmo o seu nome? O meu é Aguinaldo, ao seu dispor!

- O meu nome é Odilon. Que engraçado! Só agora, depois de muitos anos, nós sabermos os nossos nomes, né!

- Éhhh! É só as pessoas que têm nomes. As Almas não têm nomes, é tudo igual... E a gente já somos amigos, mesmo sem saber...

- Pois é “seu” Aguinaldo, eu também acho isso! Me faz muito bem essa nossa troca de boas energias todas as manhãs. Mas, me conta! O senhor ainda trabalha nesta idade?

- Pois é! (e com orgulho e satisfação) Eu tô com setenta e dois anos e trabalho mais do que estes jovenzinhos, que me ajudam. Eu sou o encarregado da turma. Mas óia! Eu não trabalho por precisão não: Eu sou rico! Eu não converso destas coisas com as pessoas não. Tem muito mau oiado! Mas para o senhor eu falo: Eu tô aposentado com dois salários e meio; a minha mulher tá aposentada com um salário; e o meu salário aqui é de pouco mais de dois salários. Viche! Pra só nós dois tá muito bão, né? E lançou-me um sorriso de quem está bem com Deus.

- É, mas o senhor merece! Trabalhou muito para conseguir chegar onde chegou.

-Mas, então! Foi muito bom saber nome do senhor. Eu tava querendo saber há muito tempo, mas ficava com medo de incomodá...

- Imagina “seu” Aguinaldo! Incômodo nenhum! Nós somos amigos de Alma... O senhor fique com Deus!

- O senhor também. Vai com Deus!

Como não podia deixar de ser, segui o meu caminho, absorvendo a sabedoria do “seu” Aguinaldo: “As Almas não têm nomes, pois são todas iguais”. Que grande verdade, meu Deus! Não existe vaidade na Alma, apenas o ego se vangloria do seu nome, da sua posição social ou das suas conquistas materiais.

Fiquei muito feliz, também, em confirmar aquilo que venho divulgando há muito tempo nos meus humildes escritos, ou seja: “Rico é aquele que tem o suficiente para ter ou fazer o que quer”. Realmente, o pobre que conseguiu comprar a bicicleta que queria, é mais rico – e mais feliz – do que o rico que não conseguiu comprar a sua Ferrari vermelha...

Isto me fez lembrar da sabedoria do muito antigo povo japonês: Há pouco mais de trinta anos, quando morava a trabalho no Japão, coloquei a minha filha, com cinco ou seis anos, para estudar em uma escolinha japonesa perto da minha casa. Para matriculá-la, perguntaram-me quando eu ganhava como preparador físico do Yumiuri Futebol Clube (um dos maiores times do Japão). Um pouco desconfiado da pergunta, eu perguntei o porquê desta informação. Eles então me informaram, que nesta escola eles cobravam de acordo com os salários dos pais, ou seja: quem ganhava mais pagava mais (até um limite máximo) e quem ganhava menos pagava menos ou, até mesmo, não pagava nada. Achei isto maravilhoso, mesmo tendo que pagar uma mensalidade relativamente alta (eu ganhava bem, nesta época). Ah, além disso me pediram para que a minha filha usasse o  uniforme da escola e não levasse brinquedos ou lanche, pois lá todos se vestiam iguais e brincavam com os mesmos brinquedos (da brinquedoteca da escola, que por sinal era muito boa e variada) e comiam a mesma comida (muito boa e nutritiva), para que assim todas as crianças se sentissem iguais. Que lindo e muito justo, não?

Todas as Almas se sabem irmãs, células de igual importância no corpo da Anima-Mundi, a Alma do mundo.

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.

sábado, 3 de agosto de 2024

MARIA

 

Alegrai-vos! Alegrai-vos!

Uma semente de Anjo foi plantada

No útero propício de uma mulher escolhida

Pelas virtudes alcançadas em duras lutas

Sendo o amor e o perdão as maiores delas

O perdão limpa e aplaina o terreno

Onde o amor plantado cresce e floresce

Em promessas de luz e paz

Para um mundo escuro e caótico

Maria! Nenhum outro nome expressa tanta grandeza

Escondida sob um manto de humildade

Maria! Antes mesmo de romper a bolsa que te nutre e protege

Já conquistaste o amor profundo de muitos

Saiba que este avozinho, apesar de tantas imperfeições

Guarda para ti um lugar especial no coração

Para onde possas correr quando o medo vier

Onde possas descansar dos cansaços da vida...

Onde possas aquecer-te da frieza do mundo

Quando machucada pelas durezas da vida

Quando triste pela tristeza do mundo

Maria! Anjinho de Deus, promessa de luz

Para um mundo mergulhado em trevas

Maria! Quanto amor te espera...

E quanto espera o mundo, Maria

Pelo amor incondicional dos Anjos

Enquanto geme sob o tacão do mal

De uma Humanidade ainda infante

Perdida nas sombras do egoísmo...

Vem Maria, vem... Vem Anjo de Deus!

O mundo sente fome e sede Marias

Pedacinhos de amor e luz

Presente para uma Humanidade cansada

Provando que Deus jamais Se esquece.

 

Sorria! – O Sorriso iguala as pessoas.